• O Escritório
  • Profissionais
  • Atuação
  • Notícias
  • Contato

Pimentel & Mochi Advogados Associados

  • O Escritório
  • Profissionais
  • Atuação
  • Notícias
  • Contato
8 de abril de 2020

Entenda os motivos de elaborar memorando de entendimento na sua empresa.

Você provavelmente já ouviu falar sobre o memorando de entendimento. Trata-se de um documento utilizado por empreendedores para ajustar elementos fundamentais de um negócio:

– Objetivos;

– Linhas de atuação;

– Divisão de participação de sócios;

– Formas de remuneração;

– Direitos e obrigações;

– Inclusive as decorrentes da eventual saída de um associado.

Comumente negligenciado, o memorando de entendimento é firmado entre duas ou mais partes e, de forma geral, serve como ponto de partida para a formalização de um documento jurídico mais bem estruturado. Daí a importância de elaborá-lo e cumpri-lo, evitando discussões e desentendimentos posteriores.

Pensando nisso, produzimos um artigo com as razões pelas quais você deve incluir o documento em sua empresa.

Agora que você já sabe o que é um memorando de entendimento, é o momento de entender qual é o seu papel e em que situações utilizá-lo. Para isso, é importante que você compreenda que não se trata apenas de um mero papel, uma mera formalidade.

O memorando existe para trocar informações e estabelecer uma cooperação mútua entre as partes de um projeto. Tudo isso com o objetivo de dar bom andamento à empresa e à relação entre os seus sócios. Não se trata, portanto, de um substituto ao contrato social, e sim uma peça capaz de garantir o mínimo de segurança entre os envolvidos.

Muito utilizado por startups e pequenas empresas, o documento é maleável, uma vez que não possui qualquer cláusula obrigatória, e deve ser fixado de acordo com os princípios da legalidade, probidade e boa-fé objetiva.

Geralmente, contém os seguintes elementos:

– Introdução;

– Definição;

– Princípios;

– Objetivos;

– Escopo;

– Partes interessadas;

– Responsabilidades;

– Benefícios;

– Recursos;

– Cláusulas societárias e de resolução de conflitos;

– Vigência;

– Assinatura dos sócios e demais interessados.

O memorando de entendimento pode e deve ser elaborado sempre que houver a necessidade de tornar mais formal qualquer entendimento sobre um assunto ou negociação. Isso inclui operações mais sensíveis, tais quais opções de compra, investimentos e aquisição de participação societária.

Apesar de não ser considerado um contrato social, a peça deve ter os mesmos requisitos que este, segundo o Código Civil. Quando válido, é lícito, é firmado por pessoas absolutamente capazes e contém o motivo determinante, que é comum a ambas as partes. Não reveste a forma prescrita em lei nem tem por objetivo fraudar a lei imperativa.

Motivos para elaborar um memorando de entendimento

Além de garantir a organização empresarial e estipular diretrizes para cada sócio antes do contrato final, o memorando de entendimento apresenta inúmeras vantagens. Confira abaixo, os principais motivos para elaborar esse documento.

  1. Demonstra compromisso com a atividade econômica;
  2. Promove a economia de recursos, já que não é necessário, inicialmente, despender para a abertura e criação de uma sociedade empresarial, nem para o fechamento de um negócio;
  3. Confere segurança jurídica a todas as partes envolvidas no que diz respeito a um contrato social futuro. É possível prever deveres, garantias, papéis e funções, assim como as cotas e as participações acionárias.
Compartilhe

Veja outros conteúdos

16 de abril de 2025

TJMS Suspende Assembleia de Credores por Incertezas do Plano Safra

Campo Grande, MS – 16 de abril de 2025 Em decisão inédita, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) determinou a suspensão da Assembleia Geral de Credores (AGC) de um grupo empresarial…

Saiba mais
14 de abril de 2025

A Pimentel & Mochi foi responsável por conduzir o primeiro DIP Financing do Mato Grosso do Sul.

Produtor Rural de Chapadão do Sul Conquista Financiamento Inéditoem Recuperação Judicial no Mato Grosso do SulChapadão do Sul, MS – Em uma decisão pioneira para o estado de Mato Grossodo Sul, o Poder Judiciário da…

Saiba mais
12 de dezembro de 2024

Pimentel & Mochi Advogados Associados Recebe Prêmios de Destaque em 2024

Pimentel & Mochi Advogados Associados Recebe Prêmios de Destaque em 2024 É com grande satisfação que o Pimentel & Mochi Advogados Associados anuncia seu reconhecimento em duas categorias de destaque na Edição 2025 das premiações…

Saiba mais
12 de dezembro de 2024

2º Simpósio de Recuperação Judicial e Falência do MS

2º Simpósio de Recuperação Judicial e Falência do MS É com grande satisfação que o escritório Pimentel & Mochi Advogados Associados agradece a todos que estiveram presentes no 2º Simpósio de Recuperação Judicial e Falência…

Saiba mais

Como podemos te ajudar?

Envie seus comentários ou questionamentos para Pimentel & Mochi por meio do formulário.

    Criado por Bonafide Marketing Jurídico

    Campo Grande, MS

    Av. Hiroshima, 636
    CEP: 79032-050
    (67) 3321-7111

    São Paulo, SP

    Av. Juscelino Kubitschek, 1545
    13° andar, Sala 132
    CEP: 04543-011
    (11) 2665-6700

    Brasília, DF

    SHS, Quadra 6, Conjunto A
    Bloco A, Asa Sul, Sala 308
    (61) 3578-9400

    Criado por Bonafide Marketing Jurídico