• O Escritório
  • Profissionais
  • Atuação
  • Notícias
  • Contato

Pimentel & Mochi Advogados Associados

  • O Escritório
  • Profissionais
  • Atuação
  • Notícias
  • Contato
25 de junho de 2020

Conheça os principais objetivos da reestruturação de empresas.

Entre os diversos conceitos relacionados ao mundo empresarial, um deles é o de reestruturação. Embora geralmente a imagem passada seja a de que ela é necessária em momentos ruins e nos quais o negócio precisa de uma mudança drástica, nem sempre é o caso.

Para que tudo fique mais claro, neste texto vamos falar um pouco mais sobre os objetivos de uma reestruturação empresarial e de que formas ela pode ser aplicada. Acompanhe!

Principais objetivos da reestruturação de empresas

São vários os objetivos possíveis de uma reestruturação, dependendo do caso de cada empresa. O fato é que, quando mudanças são necessárias, seja para corrigir rumos ou para dar novos passos para melhorar a atuação e atrair clientes e lucro, é preciso entender exatamente qual caminho deve ser tomado. Para ficar mais fácil a visualização, dividiremos os objetivos em tópicos.

– Modernização: com os avanços tecnológicos tão rápidos, constantemente as empresas precisam se atualizar. Trazer modernidade é, certamente, um dos principais objetivos na reestruturação.

Para que as mudanças não sejam sempre bruscas, já que a tecnologia avança em ritmo desenfreado, é importante que a empresa tenha um plano estruturado de aderência às evoluções. Ainda assim, uma reestruturação pode ser necessária para que o sistema de crescimento se estabeleça.

– Entendimento sobre os concorrentes: outro objetivo importante da reestruturação é se preparar para encarar a concorrência. Ao perceber que há outras empresas estabelecendo novos padrões de atuação, é fundamental se adaptar à nova realidade. Neste sentido, uma reestruturação é o primeiro passo para acompanhar e até mesmo ser a vanguarda em outros momentos.

– Atualização para criação de ideias: em determinados momentos, a empresa precisa se reinventar e criar uma nova linha de soluções, produtos ou qualquer que seja a área de atuação. Para que isso aconteça de forma firme e eficiente, é importante mudar protocolos e estabelecer uma nova ordem de ação. Para isso, a reestruturação é o momento fundamental, criando as condições para a nova realidade.

– Entendimento de mercado: com a tecnologia atual, é possível mapear e criar relatórios baseados em dados e informações bastante complexas. Com isso, fica muito mais fácil criar um plano de atuação no mercado, atacando os problemas da sociedade e as demandas dos clientes.

Tendo os resultados em mãos, a empresa pode proceder com uma reestruturação para gerar as soluções pedidas, aumentando seu crescimento e tornando-se referência na área.

– Enxugamento de gastos e otimização da equipe: por fim, ainda podemos citar mais um objetivo relacionado à reestruturação das empresas. Para cumprir os orçamentos e otimizar os custos, é possível reorganizar as equipes, entender se há cargos duplicados, se existe a necessidade de mudanças, baseadas em atualizações nos serviços do negócio, etc.

Com isso, a equipe se torna mais coesa, sem gastos desnecessários, cada um entende melhor sua função, todas as áreas de atuação passam a ser cobertas e, com isso, o funcionamento da empresa evolui, trazendo ganhos no curto, médio e longo prazo.

Estes são alguns dos principais objetivos de uma reestruturação da empresa. Nem sempre ela será feita em momentos de crise, podendo ser apenas uma atualização de serviços para melhorar a atuação. De qualquer forma, é importante estar atento a momentos difíceis. Por vezes, a reestruturação é necessária justamente na crise, ajudando na recuperação.

Para mais informações sobre o caso e o acompanhamento jurídico em situações de complexidade econômica, entre em contato:

(67) 3321-7111
info@pimentelmochi.com.br
www.pimentelemochi.com.br

Compartilhe

Veja outros conteúdos

16 de abril de 2025

TJMS Suspende Assembleia de Credores por Incertezas do Plano Safra

Campo Grande, MS – 16 de abril de 2025 Em decisão inédita, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) determinou a suspensão da Assembleia Geral de Credores (AGC) de um grupo empresarial…

Saiba mais
14 de abril de 2025

A Pimentel & Mochi foi responsável por conduzir o primeiro DIP Financing do Mato Grosso do Sul.

Produtor Rural de Chapadão do Sul Conquista Financiamento Inéditoem Recuperação Judicial no Mato Grosso do SulChapadão do Sul, MS – Em uma decisão pioneira para o estado de Mato Grossodo Sul, o Poder Judiciário da…

Saiba mais
12 de dezembro de 2024

Pimentel & Mochi Advogados Associados Recebe Prêmios de Destaque em 2024

Pimentel & Mochi Advogados Associados Recebe Prêmios de Destaque em 2024 É com grande satisfação que o Pimentel & Mochi Advogados Associados anuncia seu reconhecimento em duas categorias de destaque na Edição 2025 das premiações…

Saiba mais
12 de dezembro de 2024

2º Simpósio de Recuperação Judicial e Falência do MS

2º Simpósio de Recuperação Judicial e Falência do MS É com grande satisfação que o escritório Pimentel & Mochi Advogados Associados agradece a todos que estiveram presentes no 2º Simpósio de Recuperação Judicial e Falência…

Saiba mais

Como podemos te ajudar?

Envie seus comentários ou questionamentos para Pimentel & Mochi por meio do formulário.

    Criado por Bonafide Marketing Jurídico

    Campo Grande, MS

    Av. Hiroshima, 636
    CEP: 79032-050
    (67) 3321-7111

    São Paulo, SP

    Av. Juscelino Kubitschek, 1545
    13° andar, Sala 132
    CEP: 04543-011
    (11) 2665-6700

    Brasília, DF

    SHS, Quadra 6, Conjunto A
    Bloco A, Asa Sul, Sala 308
    (61) 3578-9400

    Criado por Bonafide Marketing Jurídico